RIO - Foi anunciado, numa coletiva para a imprensa nesta segunda-feira, no Pavilhão do Festival do Rio, o lançamento do edital para a produção de longas-metragens e séries de TV da Filme Rio-Rio Film Comission, comissão que tem como objetivo promover internacionalmente o Rio de Janeiro como cenário para produção de filmes, comerciais, séries e conteúdo audiovisual em geral. Ao todo, serão liberados R$ 1 milhão, em cotas de R$ 250 mil para os quatro projetos selecionados. As incrições para o edital estarão abertas a partir do dia 13 de outubro, e os interessados poderão baixar os formulários de inscrição no site www.sec.rj.gov.br .
O anúncio do edital foi feito pelo presidente da Filme Rio-Rio Film Comission, Steve Solot, que revelou que, em 2010, o Rio de Janeiro bateu recordes como principal destino para filmagens no país. Ele ressaltou que poderão participar do edital empresas e produtoras de todo o país, não apenas do exterior, que sejam vinculadas a empresas no Rio de Janeiro, e que os projetos sejam inéditos e total ou parcialmente realizados no estado do RJ.
Até o momento, já foram atendidas 60 produções diversas pela comissão, entre os quais mais uma sequência da série de filmes de ação "Velozes e furiosos", cuja nova sequencia (é o quinto filme da série) terá cenas rodadas aqui. Além desta superprodução de Hollywood, a lista inclui também séries de TV como o reality show "Fear factor" e o infantil "Are we there yet?", além do longa nacional "Assalto ao Banco Central".
Respondendo às perguntas dos presentes à coletiva, Solot disse que não é função da comissão levar produções brasileiras para o exterior, no máximo eles podem passar alguns contatos. O objetivo da Rio Film Comission é mesmo dar visibilidade ao Rio. Por isso, a comissão já tem agendadas paticipações em diversos festivais internacionais de cinema, grandes ou menores, como Cannes, na França, e San Sebastian, na Espanha. A comissão também tem dois representantes no exterior, um nos Estados Unidos (Nova York) e outro na Inglaterra (Londres).
Depois da coletiva, Steve Solot disse ao GLOBO que o esperado filme de Woody Allen no Rio (nos moldes de "Vicky Cristina Barcelona") pode acontecer em 2012, mas nada ainda foi assinado. Ele revelou que a irmã do cineasta e um produtor já estiveram aqui e saíram positivamente encantados com a cidade. O mesmo se deu com uma pessoa ligada à Summit Entertainment, produtora dos filmes da saga "Crepúsculo". Ele disse que uma cena da sequência final do filme deverá ser rodada na cidade, embora também não haja nada ainda assinado. De certo mesmo, só o início das filmagens do quinto "Velozes e furiosos", que devem começar no fim deste mês.
fonte:oglobo
0 comentários:
Postar um comentário