Conheça as mudanças na festa do Oscar

A 82ª cerimônia de premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, informalmente conhecida como Oscar 2010, acontece nesta noite de domingo (7) no palco do Kodak Theater, em Los Angeles, com várias mudanças programadas pelos produtores Bill Mechanic e Adam Shankman para tornar a festa mais dinâmica e interessante.
A mais evidente foi a elevação do número de candidatos ao prêmio de Melhor Filme, de 5 para 10. O objetivo é destacar mais produções, que de outra forma não teriam presença entre os principais prêmios do Oscar.
As mudanças se estendem igualmente para a apresentação. Serão dois apresentadores principais, Steve Martin e Alec Baldwin, em vez do “âncora” solitário das cerimônias anteriores. Desde 1987 a cerimônia não contava com mais de um apresentador.
Mas também foram tomadas medidas contra o que a organização enxerga como momentos entediantes da premiação.
Os candidatos ainda receberam a recomendação de preparar dois discursos: um para as câmeras, que represente o que eles realmente sentem ao ganhar o prêmio, e outro para ser lido nos bastidores, em que poderão listar produtores, cabeleireiros, secretárias, mães e bichinhos de estimação. Este segundo discurso será postado no YouTube e os vencedores poderão enviá-los por email ou publicá-los em suas páginas no Facebook. Para os organizadores do Oscar, os agradecimentos muito longos, frequentemente acompanhados de lágrimas, são “a coisa mais odiada da cerimônia”. A ver se, na hora H, os premiados vão seguir esse script.
Outra medida foi o cancelamento das exibições musicais ao vivo dos concorrentes ao Oscar de Melhor Canção. A iniciativa poupa os ouvidos dos telespectadores do gosto duvidoso dos responsáveis pela seleção. Em pleno século 21, a Academia ainda continua criando regras que privilegiam na categoria as canções dos filmes musicais – animados ou não – e vetam o bom e já bem velho rock – sem falar nos demais ritmos do universo pop.
Ninguém em casa estava realmente ansioso para ver interpretações das músicas de “A Princesa e o Sapo” e “Nine”, nem o country tedioso do filme “Coração Louco”. Mas seria muito diferente se os candidatos fossem outros. Imagine esse line-up: U2 (pelo filme “Entre Irmãos”), Paul McCartney (por “Estamos Todos Bem”), Karen O (por “Onde Vivem os Monstros”), Lykke Li (por “A Saga Crepúsculo: Lua Nova”) e Duffy (por “Educação”). Sem esquecer Miley Cyrus (por “Hannah Montana: O Filme”), que atrairia seus fãs adolescentes para a sintonia da premiação.
A ironia é que Miley Cyrus foi convidada a apresentar um prêmio. Ela, Zac Efron, Kristen Stewart e Taylor Lautner irão representar o filão adolescente de Hollywood na entrega de estatuetas para profissionais levados mais à sério pela Academia. Lugar na disputa, entretanto, nem pensar.
Detalhes de um Oscar que busca rejuvenescer sem realmente se tornar jovem.
.

O Oscar na TV

A festa do Oscar será transmitida na TV aberta e na TV paga. A Globo irá transmitir a premiação somente após o “Big Brother Brasil”, sem hora específica para começar – especula-se que metade da cerimônia será cortada para privilegiar o reality show que transforma desconhecidos em celebridades. A TNT irá transmitir o evento na íntegra, a partir das 21h.

Fonte:Pipocamoderna

0 comentários:

Postar um comentário