Rob sobre Cosmopolis: 'Eu me senti como se estivesse fazendo uma música e não um filme'

Em Cosmopolis, exibido nesta sexta-feira na competição do 65º Festival de Cannes, Robert Pattinson aparece andando por Nova York numa limusine branca, na qual refugia-se da curiosidade das pessoas e dos paparazzi lá fora.


Qualquer semelhança com o status de celebridade do ator britânico, transformado em ídolo juvenil pela saga Crepúsculo, é mera especulação, já que no novo filme de David Cronenberg ele encarna Eric Packer, um jovem milionário que se esconde do mundo em seu carro de luxo.

“Não trouxe nada da minha experiência pessoal para o set, pelo menos conscientemente”, avisou o ator de 26 anos, que aparece em cada fotograma do longa-metragem, recheado de diálogos filosófico-existencialistas. “David (Cronenberg) foi muito rigoroso em relação às palavras, ao texto, não queria improvisações, e por uma boa razão. Eu me senti como se estivesse fazendo uma música e não um filme. Talvez eu esteja falando besteira, mas ninguém espera que atores sejam inteligentes”.

O enredo - O texto em questão tem origem no livro homônimo do escritor americano Don DeLillo, que serviu de fonte para a adaptação de Cronenberg. Na história, o jovem magnata passa praticamente o dia inteiro dentro de sua superequipada limusine, onde recebe o médico, os consultores, as amantes e, eventualmente, a mulher (Sarah Gadon). Do lado de fora, uma equipe de seguranças garante a proteção e o isolamento do patrão do mundo exterior. Isso muda quando Packer decide cortar o cabelo no bairro onde cresceu, do outro lado da cidade.

“Eric está em uma jornada pela libertação, uma tentativa de escapar daquela vida que ele criou”, explicou Cronenberg, conhecido do público por filmes como A Mosca (1987). “Tive a ideia para o livro na virada do século, quando percebi que Nova York estava sendo invadida por limusines enormes. Era um espetáculo ver aqueles carrões tentando se mover desconfortavelmente pelas ruas da cidade. Comecei a imaginar um homem que passava grande parte de seu dia dentro de um desses veículos”, contou DeLillo, um dos maiores cronistas da vida americana do século XX.

Casal - Cosmopolis está apontado para chegar aos cinemas brasileiros em 13 de julho, mesmo dia em que chegam às telas Na Estrada (On The Road), de Walter Salles, também em competição, coprotagonizado por Kristen Stewart, companheira de Pattinson na saga dos vampiros adolescentes - e, até onde se sabe, sua namorada na vida real. Em Cannes, no entanto, os dois evitaram ser vistos em público. O filme de Cronenberg conta, ainda, com as participações de luxo dos franceses Juliette Binoche, uma das amantes do protagonista, e Mathieu Amalric, na pele de um manifestante que atira uma torta na cara do personagem de Pattinson.

fonte:veja

0 comentários:

Postar um comentário