O que ‘Lua Nova’ significa para Hollywood?

‘Lua Nova’ estreou lucrando $142 milhões na primeira semana, e mais de $230 milhões em menos de duas semanas ($473 milhões se você contar a bilheteria mundial), e quebrou recordes que anteriormente pertenciam a filmes dirigidos a audiência masculina como Batman: O Cavaleiro das Trevas (em vendas em um único dia). Então agora que outros estúdios tomaram conhecimento da saga de vampiros como um legitima franquia lucrativa e não um mero lance de sorte, como ‘Lua Nova’ poderia mudar Hollywood?

Essa é a questão que os especialistas estão levantando desde que os números de ‘Lua Nova’ começaram a contar há duas semanas , indicando que a seqüência teve um potencial maior do que o esperado. No dia de estréia, já havia superado toda a semana de estréia do primeiro filme. Ontem, o LA Times considerou o sucesso um “problema” para a Summit Entertainment, um estúdio cujas ações subiram mais do que as pulsações das adolescentes e mães fãs de Crepúsculo vendo Taylor Lautner tirar sua camisa.

Então como esse aumento do sucesso de ‘Crepúsculo’ e ‘Lua Nova’ afeta o modo como os filmes são feitos e vendidos? Nós consideramos o que a popularidade de ‘Lua Nova’ pode significar para Hollywood.

Demanda da audiência feminina a ser atendida

‘Crepúsculo’ sempre foi uma propriedade para o público feminino, graças a olhares sonhadores, amor proibido, e um anseio romântico cortesia da autora Stephenie Meyer. E o estúdio renovou a fantasia tornando o livro em um filme que arrecadou mais de $69 milhões na semana de estréia, arrecadando o dobro do orçamento. Porém como evidenciam fãs enlouquecidas pelo mundo inteiro, espalhando a comunidade de seus sites, e um desempenho de sucesso de bilheteria, ‘Lua Nova’ não é um sucesso acidental – as mulheres comprarão ingressos, irão ao cinema inúmeras vezes, levarão suas amigas/filhas/mães. E elas irão até ver filmes de terror – isso se o filme fornecer o que elas querem. (veja abaixo).

Summit agora é um estúdio modelo

Desde o começo, Summit Entertainment fez o melhor trabalho que poderia ter feito para produzir uma mega franquia diferentemente de uma imperceptível história de amor envolvendo vampiros. Agora, é um sucesso com várias propostas futuras, incluindo outro projeto de Robert Pattinson e uma série de comédias românticas e filmes para a família. Enquanto a Summit pode não fazer um sucesso de todos os seus filmes (o filme de terror deles de 200 Sorority Row teve um financiamento modesto, porém pequeno) eles utilizarão o enorme lucro de ‘Lua Nova’ para construir o estúdio e financiar sua expansão, mudando de um pequeno estúdio especializado em gêneros obscuros para um importante distribuidor com o poder de produzir um filme de vampiros junto com uma ficção científica (Knowing) e um potencial ganhador do Oscar (The Hurt Locker).

E como eles fazem isso? A campanha de ‘Lua Nova’ se beneficiou tanto da obsessão do público com o “eles são ou não?’ sobre o casal das telas (também conhecidos como Robsten) quanto dos clipes e fotos do filme, que se tornaram eventos. Summit também trabalhou com uma comunidade de sites de fãs, recompensando seu trabalho com importantes acessos e garantindo que eles construíssem um público que permanecesse interessado.

Mães estão entrando em ação

A maiorias das mulheres que compraram ingressos tinham mais de 25 anos, e isso significa que mulheres mais velhas estão adorando um filme sobre lobisomens e vampiros. (É claro que elas vão pelo romance, mas mesmo assim). Veja, nós mulheres queremos filmes sobre algo além de drama feminino e compras – Eu estou olhando para você Sex and the City – e estamos interessadas em fantasia e ficção científica e sim, até mesmo terror. Uma ajuda saudável de um romance também não machuca. Se nós gostamos do que vemos em um gênero de filme, nós vamos atrás de uma franquia, um fato que não foi perdido por trás da equipe de Avatar de James Cameron, uma épica ficção científica com a qual a 20th Century Fox espera recapturar o público feminino.

O escritor do Huffing Post, Danny Groner, não tem outra explicação: graças à ‘Lua Nova’, mãe e mulheres mais velhas estão aprendendo a explorar além do grupo de sua idade, favorecendo produtos direcionados ao público adolescente, como Crepúsculo, para recapturar sua juventude. Por isso você vê tantas mães fãs de Crepúsculo e tantas mulheres de meia idade em qualquer sessão de ‘Lua Nova’.

Garotas fanáticas são uma força a ser considerada

Fanatismo tem sido coisa de homens, então é renovador ver uma comunidade auto-suficiente de fãs do do sexo feminino crescendo constantemente. Elas devoram os detalhes de Crepúsculo, publicam em blogs todos os aspectos da franquia e da vida dos atores e ganham milhares de seguidores no Twitter. E algumas delas, ainda vivem com seus pais. As fãs de Crepúsculo são tão poderosas e ‘nerdys’ quanto os garotos – e talvez agora os estúdios e a comunidade dos garotos fanáticos possam as levar a sério.

A expansão dos sites de fãs demonstram um potencial viral no fervoroso público feminino que qualquer estúdio gostará de explorar no futuro; mas primeiro, eles terão que aprender como trabalhar com elas. Fãs são uma força da natureza tão forte que pode ferir uma franquia tão facilmente quanto ajudá-la se as fãs não estiverem felizes. Então será importante para os estúdios primeiro respeitar o poder das comunidades de fãs do sexo feminino, depois fornecer algo para elas—porque ‘Lua Nova’ demonstra, um já pode fazer grande sucesso, se colocar belos rapazes e cenas de amassos nele.


Homens malhados

‘Lua Nova’ nos deu o que nem mesmo Crepúsculo o fez: cena após cena de caras malhados sem camisa. Havia um tempo em que as mulheres lançavam olhares amorosos ao corpo masculino, no final das contas, não era tudo aquilo. Nos tempos modernos o isso diminuiu, em parte graças ao aumento de sensíveis meninos emo, é o tipo romântico e mais atraente por seus sentimentos do que por seu bíceps. Mas ‘Lua Nova’ nos da as duas opções: homens com sentimentos E peitos sem pelos expostos!

Eu não estou dizendo que seria um benefício para o cinema, mas se Hollywood percebesse isso e colocasse mais galãs em seus filmes, eles poderiam ver um maior público feminino em seus assentos . E não o tipo cara velho; caras velhos (leia: de 35 para mais) não são sexy para jovens mulheres. Mas homens malhados de 20 e poucos anos são universais!


Fonte

0 comentários:

Postar um comentário