Aborto e virgindade são temas do último livro de "Crepúsculo"


O último livro da série “Crepúsculo”, escrita pela americana Stephenie Meyer, acaba de chegar ao Brasil. “Amanhecer” é o eletrizante fim da história sobre o amor de uma garota por um vampiro e seu amigo lobisomem. A história repete temas dos outros volumes, mas adiciona a tópica do aborto e, de certo modo, de um dos conflitos religiosos americano.

“Amanhecer” sai da gráfica da editora Intrínseca com 400 mil cópias e mais de 200 mil já estão vendidas para livrarias do país. Em tempos de crise, o sucesso editorial é algo de destaque, ainda mais se levarmos em conta que o episódio final da série foi publicado em agosto de 2008 nos Estados Unidos. É natural que muitos já tenham lido o original em inglês ou traduções de fãs pela internet.

“Crepúsculo” é uma série que provoca paixão, uma vez que o sucesso da obra e sua qualidade podem ser julgados pelo número de vendas atingidas. Se os livros possuem uma boa recepção entre os jovens leitores, então devemos dar crédito positivo ao texto. No entanto, um leitor esperto e atento não fica apenas no nível do sensível e do prazer, mas desce às camadas mais profundas da interpretação.

Enredo e análise
A garota Bella Swan e o vampiro Edward Cullen estão mais unidos do que nos outros livros. Em “Amanhecer”, acontece o casamento do ser das trevas com a adolescente da cidade de Forks, no estado de Washington.

O livro resolve uma antiga questão da série: o sexo. O casal sai em lua-de-mel, cujo destino final é uma ilha no litoral brasileiro. O que antes era medo transforma-se em prazer, tendo como um dos resultados uma cama quebrada.

No entanto, uma das dúvidas dessa sequência é como o vampiro Edward possui uma ereção, já que vampiros não têm sangue. Em uma entrevista, Stephenie Meyer afirma que o veneno do ser das trevas funciona como fluido corporal. Só que esta explicação não está no texto, portanto só pode ser lida como um lapso e um erro na hora da construção do personagem.

Em “Amanhecer, Jacob Black, amigo de Bella que nutre amor por ela, reaparece na história decidido a combater aquilo que ele sabe que é inevitável: a transformação de Bella em uma vampira. O lobisomem, assim como sua matilha, está decidido a destruir o clã vampiresco, assim que conseguir a prova de que a garota não é mais uma humana.

0 comentários:

Postar um comentário