Robert Pattinson Fala com a Cinemania


Não podia ser de outro jeito: olhar sedutor, pele clara, sorriso inocente, uma atitude etérea, tudo faz parecer que ele não é desse planeta, ou pelo menos dessa época. Não é tão difícil imaginar porque ele é um vampiro que pode fazer qualquer uma se apaixonar por ele. E se isso não fosse suficiente, ele é simpático, tem um ótimo senso de humor e gosta de rir de si mesmo. E mais, ele tem estilo: calças pretas apertadas, camiseta branca com listras pretas. Não é estranho ver porque ele tem centenas de meninas esperando por ele do lado de fora da nossa tenda no festival de Cannes. Algumas estão gritando do terraço, gritando como se fossem morrer sem o sorriso do ator ou seu autografo.

Mas Pattinson não presta atenção nisso, pelo contrario, ele brinca com a sugestão de ser um sex symbol. Nós começamos nossa entrevista com o distante som dos fãs, e com a certeza de que nasceu uma nova estrela.

“Mmmm…eu ainda não posso dizer nada sobre Lua Nova, me pediram para manter as expectativas altas, mas eu posso lhes dar alguns detalhes, tudo bem?” diz ele enquanto nos sentamos. “Esse local é peculiar, não é?”, ele brinca enquanto puxa a cadeira na qual vai se sentar: um tipo de trono que cria a idéia de um lugar minimalista e sofisticado, mesmo que ele esteja parecendo muito cansado, já que não parou de dar entrevista e ir aos tapetes vermelhos do festival Francês; ele faz um esforço para não demonstrar o cansaço e fica animado quando começamos a conversar concordando com seu trato.

“Eu posso dizer que a cena mais estranha foi filmada em uma escola no Canadá. Quando nós chegamos lá, tinham vários estudantes em aula, e eu tinha que flutuar sobre o lugar. Foi estranho porque a cena era muito complicada. Tinha um sentimento que eu ainda não posso descrever [risos]. Eu acho que em geral, essa seqüência será muito mais complexa, profunda e dará outra dimensão ao personagem”, ele nos assegura.

Mas não teremos somente transformações nessa seqüência, o próprio Pattinson passou por uma mudança em seu território. “Quando estávamos filmando o Crepúsculo, eu costumava dizer que ficava nervoso ao ficar rodeado com tantas pessoas da equipe. Mas foi estranho como esse sentimento mudou em Lua Nova. Pode ter haver com o fato de que eu me acostumei a ficar em um set maior, e em geral, uma super produção. Honestamente, eu fiquei surpreso em ver como estava relaxado o tempo todo. O que não é algo normal para mim. Eu me senti muito confiante pela primeira vez, eu realmente entendi o sentido do filme, aonde Chris queria chegar e o que queríamos dizer, as emoções, o humor, tudo por trás de Edward.”

“Eu aprendi muito em Crepúsculo, e eu não tinha percebido isso até voltar para a seqüência. Foi aí que descobri as novas ferramentas que tinha adquirido. Por exemplo, a maioria das coisas que me preocupavam já não eram mais importantes. Você perde o medo de fazer besteira, você aprende a tentar novas técnicas, e isso é ótimo. Você ganha confiança como ator e mais liberdade também. Eu espero que esse seja um processo que nunca pare.”

“Agora eu entendo porque que papéis melhores vêm para você com o passar dos anos. Você precisa de muita experiência para capturar as emoções com a câmera e fazer sua a filmagem. Mas eu acho que estou no caminho certo. Mas ainda tenho muito o que aprender”, diz ele.

Mas isso não é somente sobre um novo nível de experiência, é também um novo nível emocional. Esse vampiro parece ter mudado a vida de Rob, e de acordo com o ator isso é algo que você poderá dizer ao ver o filme.

“Claro que uma nova coisa que aconteceu me deixou mais perto do personagem. É incrível a quantidade de emoções que você pode conectar quando sabe mais sobre ele. Isso lhe dá mais intuição e você fica mais natural. É como se você começasse a decifrar tudo em sua mente e a agir instintivamente. Entrar em um papel tão intenso como se é um processo incrível. Você nunca imagina o que vai acordar dentro de você até que você faça o papel e se aposse dele.”.

Com o fato de que Edward e Robert terem ficado tão próximos, isso faz com que eles tenham uma relação mais forte.

“A coisa mais difícil para mim nessa seqüência foi achar o jeito de certo de expressar sentimentos complexos. Meu personagem tem que passar por tantos estados emocionais. É um papel muito profundo, com um passado bem especial, cheio de significados escondidos. Algumas vezes, pode ser muito difícil exteriorizá-los e interpretá-los da maneira correta.”

Apesar de Robert não saber o que tinha que fazer na maioria das vezes, se tem algo que ele aprendeu é saber cada milímetro dos limites das coisas que esse vampiro pode fazer.

“Eu acho que desenvolvi uma grande intuição para saber quais decisões Edward nunca tomaria. E acho que isso é algo que o publico sabe também. As pessoas que vêem esse filme, mesmo não sendo experts em filmes, podem dizer se os atores tomam as decisões corretas ou não. E isso é algo que acontece em filmes em geral. As pessoas sentem; a química que você tem quando faz parte da platéia na frente de uma grande tela de cinema e o que ela transmite a você é algo muito especial. Por isso é importante levar tudo a sério cada cena, cada pequena decisão conta. Você sente isso, o resto do elenco e da equipe também sentem e as pessoas sentem!. Existe uma grande conexão entre a platéia e o filme que me deixa surpreso, e isso é algo que eu respeito muito. Eu sempre tento dar tudo de mim em cada tomada e estar preparado desde o momento em que chego no set. Não é um jogo, apesar de ser divertido fazer meu trabalho. E isso é uma sorte grande.”

“Para mim os filmes são como a vida e as relações. Algumas vezes você não sabe como achar a pessoa certa. Mas pelo menos você tem certeza no que não está interessado. O mesmo acontece com os roteiros e as histórias [risos]. Tem projetos que quase imediatamente você sabe que são para você e que você conseguirá fazê-los naturalmente, e outros que você tenta imaginar e sabe que não são para você. Isso soa familiar?” ele me pergunta. E isso nos traz a um território muito importante na vida do ator, porque com 23 anos ele conseguiu se colocar em baixo de todos os holofotes do mundo. Mas aqui vem a melhor parte: o planejamento de sua carreira.

“Eu não parei de trabalhar esse ano e estou envolvido em tantos projetos fora de Crepúsculo e Lua Nova. Eu posso te dizer que a maioria dos personagens que eu escolhi e nos quais você me verá no futuro tem uma orientação muito pessoal, porque são historias que eu senti que tinha que fazer. Não me pergunte porque, eu só sabia! Mas a verdade é que eu não tenho um plano e não estou seguindo uma estratégia. Eu só tento ser fiel ao que meu coração me diz, e é isso”.

“Eu acho que nesse sentido eu sonho com coisas que todos os atores sonham: fazer coisas sob as quais sou apaixonado, coisas que posso me orgulhar, o que soa muito simples, mas é difícil de conseguir porque na indústria dos filmes sempre teremos pequenos fatores que não dependem de nós.”

Outra similaridade que ele tem com o personagem que é muito surpreendente, ele nunca o viu como um vampiro em sua capacidade analítica e do jeito que ele lida com cada aspecto de sua vida.

“Eu acho que o fato de que ele é um vampiro é o que menos o define. Sério. Eu sei que é dificil de acreditar, mas para mim essa condição é somente uma parte das diferentes circunstancias de sua vida. Ele pensa sobre as coisas de um jeito muito realista, ele pensa que uma decisão ou outra é algo muito importante, de acordo com a maneira que elas se apresentam e com o que o seu coração diz. Muitas dessas decisões são novas, e essa é a primeira vez que ele tem que tomá-las, e é por isso que é muito importante pra ele pensar e estar ciente de o quanto ele pode ir com cada passo.”

“Nesse sentido é o mais próximo que me sinto dele. Tem um monte de novas emoções e experiências que são novas para mim, e eu estou aprendendo com elas. Um exemplo? Eu pensei em celebrar meu aniversario no mesmo bar que vou todo dia e nunca pensei que causaria um tumulto...Só eu posso ser tão obvio! Eu aprendi que as coisas mudaram em minha vida. E agora eu tenho que pensar duas vezes em relação a aonde vou, com quem, que horas e por que. E acredite em mim, não é fácil chegar a essa conclusão”.

Mas mesmo que o ator britânico ainda não esteja acostumado com o tumulto que causa ao colocar o pé na rua, ele não se arrepende a fazer parte de Crepúsculo.

“Foi muito interessante ver como tudo aconteceu, porque ninguém imaginou como esse filme seria, ou o quão longe iria esse projeto.”

“Nós saiamos que seria uma coisa muito diferente das já vistas sobre vampiros, e a única coisa que era clara para mim é que eu tinha que fazer dele um personagem divertido de interpretar, um novo desafio, algo arriscado. Por isso eu escolhi o Edward. E sim, tem sido parte de um grande processo em minha vida, algo qeu continua me surpreendendo, e se tornou algo mais profundo do que eu jamais imaginei e tem me dado inúmeras possibilidades para interpretação. E mais, tem algo que eu amo, que me conecta com ele, o fato de que Edward é muito próximo de suas emoções. Sua hipersensibilidade para ler as outras pessoas me fascina. O poder de ser tão introspectivo e se conhecer tão bem é uma parte com a qual me identifico e me prende.”

Pattinson não é somente um ator sensivel e carismatico, ele também é um ótimo musico. Então não é estranho que a trilha sonora do filme também foi um local no qual ele podia aprender.

“Você não sabe como eu fiquei feliz com o fato de que minha musica em Crepúsculo virou um hit. Se você entrar na internet e ver o que Alexandra Patsvas conseguiu por causa disso, você verá que é maravilhoso. Antes desse projeto ela já era famosa, e mesmo que isso seja somente uma parte da sua carreira e de sua história, foi algo muito importante para ela também, e para os outros músicos que trabalharam nessa trilha sonora. Nisso eu posso dizer que a fama fez algo bom e contribuiu para algo. Quando você coloca os nomes dos músicos por ai, gente que tem muito talento mas ainda não teve uma oportunidade, é um privilegio para mim e eu valorizo isso. E não é só a Alexandra. Tem outros músicos que não tinham um lugar para sua musica a não ser no Myspace, e agora eles começaram a viver de suas musicas e a fazer coisas patrocinados por gravadoras. Então vale a pena estar sob os holofotes. Se não for por isso, por que ficar tão estressado e ser o centro das atenções? Concorda?”, ele diz para nós. Ele também divide conosco que em seu tempo livre escreve e toda com seus amigos, tentando ter uma vida normal.

“Para fazer a verdade eu cresci assistindo filmes americanos. A maioria dos meus atores favoritos são americanos. É estranho, mas isso me ajudou a conseguir vários papéis. Isso sempre acontece comigo deppis de uma audição, as pessoas me perguntam, ‘Da onde você é?’, ‘Ah eu sou de Londres’ eu respondo, ‘E porque você fala como Christopher Walker?’ [risos]. Isso já aconteceu centenas de vezes, e acho que tem personagens que você tem que ter esse tipo de sotaque, do jeito de Christopher Walker. E é engraçado porque eu nem tenho que tentar soar desse jeito, é natural para mim. É estranho que percebendo isso, você cria um personagem diferente dentro de você e sem perceber você muda sua voz”. Conta ele sabendo que por ser britânico deu ao vampiro uma cera elegância e pose.

“Eu não sei se é porque sou britânico, mas a maioria do elenco dos sonhos de Stephenie Meyer foi feito com atores britânicos. Eu acho que isso tem a ver com o mito americano de que os britânicos tem mais classe, a ideia que as pessoas tem dos vampiros”.

“E como todo mundo sabe Edward não é um vampiro convencional. Ele não tem presas, ele não morre se fica no sol. Mas eu acho que em Lua Nova tem algo mais misterioso sobre ele, tem conflitos morais. Eles me lembram muito dos vampiros de Entrevista com o vampiro. Eles são seres que não queriam ser assim, eles não queriam essa condição. Eles eram pessoas normal que de repente tem de lidar com coisas novas. É muito complicado porque eles tem que negar o que são. Eles não querem matar, mas é de sua natureza. E eu acho que a pergunta que o livro faz é: “vale a pena negar quem você é?”. Eu acho que a resposta é sim, já que nesse caso isso significaria matar pessoas. Esse é o drama real da historia. Apesar de não ter presas e poder estar em contato com a sociedade, tem uma parte de Edward que nunca se revelará, e ele tem que ser reprimido durante o resto de sua vida. É uma coisa muito difícil, e a historia tem um significado maior do que você pensa a primeira vista”.

É surpreendente a maturidade com que Robert aceitou esse papel, e como ele lida com sua vida pessoal. A verdade é que a estrela não quer parar de se sentir animado, assim como qualquer adolescente.

“Eu sou uma pessoa muito feliz com as coisas mais simples da vida. Meus amigos são muito importantes para mim, assim como minha família e as pessoas que eu amo. Eu amo musica, filmes, sair para beber e me divertir. Todo dia, coisas normais que eu vivo com paixão. E é claro eu continuo trabalhando para me desenvolver mais. Eu confio que isso irá acontecer. Não tem que ser diferente. Quando você trabalhar pelo que quer e dá seu coração a isso, tudo acontece na hora certa. Você tem que confiar na vida” termina ele enquanto brinca com seu cabelo e espera enquanto nós terminamos de gravar para dizer adeus com um beijo. Em menos de um minuto, inúmeros agentes, publicitários e seguranças o levam para outro lugar. Como se nós tivéssemos falando sobre um fantasma, esse doe vampiro desaparece pela multidão.

Fonte

0 comentários:

Postar um comentário