Melissa Rosenberg fala sobre ‘Lua Nova’, a Proposta de casamento de Edward, e ‘Amanhecer’


Existe um link em comum entre o brilhante universo de Crepúsculo e das proezas do sociopata Dexter do Canal Showtime, e o seu nome é Melissa Rosenberg. A roteirista e produtora de TV nomeada ao Emmy vêm equilibrando as duas franquias desde 2007, que foi quando ela primeiramente escreveu o roteiro para o primeiro filme Crepúsculo baseado no romance de Stephenie Meyer. Seguindo o enorme sucesso do filme, Rosenberg tornou-se a roteirista oficial da Summit para a serie, e desde então ela já escreveu duas sequencias incluindo o filme deste mês Lua Nova e o filme do próximo verão Eclipse.

FEARnet falou exclusivamente com Rosenberg em sua casa em Los Angeles, para onde ela havia recentemente retornado de uma rápida viagem a Roma para revelar novas cenas para fãs italianos da Saga. Entre outros tópicos, Rosenberg discutiu suas novas cenas favoritas e explicou como a cena da proposta de casamento vai ser dividida entre Lua Nova e Eclipse -- e que se ela fosse escrever Amanhecer, o conteúdo não seria um problema.

FEARnet: Parce que a Summit vem recompensando os fãs italianos com suculentos clipes exclusivos cujos quais nos estamos salivando sobre!

Melissa Rosenberg: Eles recebem muitos clipes – eles assistiram muito do show! Foi muito bom; eles foram tão receptivos e maravilhosos.

Você já assistiu a versão final de Lua Nova?

Eu assisti uma versão anterior a final. Alguns dos efeitos especiais ainda não estavam no lugar, coisas assim. Mas eu tenho que te dizer, é engraçado porque para escritores, e para mim, -- muitas vezes nos vamos odiar a edição do direto. Como uma roteirista você já viu o filme em sua cabeça. E o filme na sua cabeça custa “zilhões” de dólares; você não pode na verdade fazer o filme que ta na sua cabeça, mas você já o viu. Portanto, a edição do direto é quase sempre te desaponta um pouco, porque não é o que você viu em sua cabeça. Isso se torna um grande ajuste, esse não é o que esta na minha cabeça, é diferente, mas tão bom quanto.

Quando eu assisti a edição do Chris, por volta dos 10 primeiros minutos do filme eu comecei a sorrir. Eu pensei comigo mesma, e eu ainda posso colocar meu nome nisso. Foi tão emocionante. É realmente bom. Eu tenho que te dizer com toda a sinceridade, é realmente bom.

Eu lhe vi por ultimo em uma visita no set de filmagens de Lua Nova nos estúdios de Vancouver, e você havia recentemente chegado para assistir as cenas. Você aparentava esta bem satisfeita com o que você estava vendo, especialmente nas cenas dos Volturi.

Sim, e isso foi no estúdio de som. A versão na telona realmente faz jus a cena. A cena é simplesmente um luxo e bonita; aparente ser de um grande filme. E o orçamento não cresceu tão significantemente. Os orçamentos para Harry Potter são por volta de 150-200 milhões de dólares? Este filme teve a metade disso, pelo menos.

Você adicionou algumas cenas em Lua Nova que não estavam no livro, como a cena em que Jacob presenteia Bella com um talismã, um pega-sonhos. Você pode falar sobre isso conosco?

Na verdade, eu peguei essa idéia de um escritor amigo meu. Eu esta procurando por um momento como aquele... Você tinha que estabelecer o relacionamento entre Bella e Jacob; ele pode dar presentes para ela mas Edward não. O tipo de amizade fácil entre os dois, e ao mesmo tempo, mostrar que Jacob na verdade tem sentimentos por ela. Ele meio que casualmente apresenta o talismã, mas na verdade ele passou um bom tempo procurando pelo presente ideal. Eu queria que fosse algo especial para ele e sua cultura, e também foi algo tão temático para Bella; o filme é repleto com sonhos dela. A vida que ela sonha é uma grande parte do filme. Portanto tematicamente, a cena se alocou bem. Eu agradeço meu amigo por ter pensado nisso.

Qual é uma faz suas novas cenas ou cenas estendidas favoritas que você escreveu para Lua Nova?

Uma das minhas favoritas na verdade o final, quando eles vão para Volterra e confrontam alguns membros dos Volturi. No livro, o conflito na cena é verbal; tem um ataque em Edward por Jane, e isso funciona no livro, é lindo no livro. Não é atuado; nunca explode. Para o filme, porque é um meio visual, eu senti que eu queria colocar esse conflito no exterior, transformar mais em uma batalha. Então é o mesmo cenário, mas a tensão e traduzida no exterior na forma da batalha. Nos podemos ver uma luta de verdade.

Nos vemos a luta entre Edward (Robert Pattinson) e Felix (Daniel Cudmore) em um dos últimos trailers, e com os elementos em slow-motion aparenta ser ótima.

Eu estou lhe dizendo: O Chris e os caras dos efeitos especiais são simplesmente fantásticos. O Daniel Cudmore, que interpreta Felix, fez um tremendo de um trabalho. Eu amo Daniel Cudmore! Ele não é somente maravilhoso nesse papel, ele é também um excelente homem. Engraçado e charmoso.

No seu roteiro de Crepúsculo, você escreveu numeras passagens diretas do livro de Stephenie Meyer. Nos podemos esperar o mesmo em Lua Nova e Eclipse?

Existem definitivamente algumas passagens espalhadas através dos filmes. Em alguns casos eu as modifico um pouco, mas eu tento incluir o máximo que eu posso. É muito importante. Traz o sabor do livro para o filme, portanto eu definitivamente tento.

Os fãs querem saber: A cena da proposta de casamento entrou em Lua Nova?

Essa cena entra no final de Lua Nova,e essa é a primeira vez que ele propõe. Com certeza em Eclipse, a cena em que ele propõe para ela na cama, sim – para mim essa foi uma cena essencial do livro. Quando Edward se ajoelha, com o anel da mãe dele, e ela diz sim – essa foi uma das cenas mais românticas que a Stephenie escreveu em todos os quatro livros.

Existem tantas cenas e eventos específicos nos livros Crepúsculo, parece que você não poderia tirar um deles e manter-se fiel a estória.

Sim. Existem vários que são essenciais para o rumo da estória, que você tem que encaixar-los com certeza.

Wyck Godfrey especificamente disse que se Amanhecer fosse feito, teria que ser absolutamente em uma censura de PG-13, portanto parece que se manter fiel aos eventos específicos da estória e ao mesmo tempo fazer com que seja recomendado para a audiência jovem possa vir a ser um desafio.

Bom, sim, você tem que saber quem é a sua audiência. E não tem motivo algum para que não seja. Poderia sim ser 13 anos.

Existe um senso de que de um lado você tem que lhe dar com o crescente conteúdo maduro nos roteiros de Crepúsculo para uma audiência mais jovem, mas com Dexter você tem mais liberdade para ir quão longe quanto você quer?

Bom, o que é verdade é que eu não manipulo muito que acontece com Crepúsuclo. Eu não escrevo os filmes para uma audiência jovem. Eu os escrevo para uma audiência de todas as idades. Eu os escrevo para eu mesmo como membro dessa audiência. Eu sou a primeira audiência que o roteiro recebe, e não vai ser algo que vai me entreter se for destinado a uma audiência jovem. Você esta escrevendo um personagem e emoções, e isso não correspondem a uma idade em especifico. A grande diferença entre os dois é a linguagem e alguma violência explicita. Se você tirar o palavreado vulgo de Dexter e você tirar também... bom em Crepúsculo você também vê um bocado de sangue. Ninguém esta interferindo em nada.

Portanto que os personagens e suas emoções suas estórias são genuínas... Eu tenho que dizer, eu não me sinto atrasada, ou encurralada. Apenas não se é necessário se ver o explicito, o que você não vê é muito mais assustador.

Obviamente no quarto livro da Saga Crepúsculo, haverá assuntos e eventos que aparentam não ser recomendados para o lado jovem da audiência dos filmes. Como você iria lhe dar com esse desafio?

Se tivesse que escrever esse roteiro, eu penso que existem varias coisas que são provavelmente impróprias, e existem provavelmente outras que podem ser implícitas. Eu não penso que será um problema.

Você vem escrevendo os filmes Crepúsculo enquanto escrevendo e produzindo Dexter. Quão pesado isso tem sido em seu cronograma?

Dexter esta em um intervalo agora, mas sim – toda a serie Crepúsculo foi equilibrada juntamente a Dexter. Portanto os três últimos anos foram bem ocupados, mas eu não estou reclamando. Eu me sinto abençoada. Eu estou um pouco cansada. [Risos] Outubro na verdade foi um intervalo para mim. Eu consegui ficar quieta e não fazer nada.

Você tem algum projeto no horizonte que não envolve Crepúsculo?

No momento eles estão em espera. Eu estou contemplando muitas coisas, mas eu não fechei em fazer nada ainda. Eu quero escolher com cautela.

Quando você começou a escrever você alguma vez imaginou que você escreveria sobre assassinos em serie e vampiros, e lobisomens nessa altura?

Serio você nunca sabe sobre o que é que você vai ter que escrever. Vampiros, eu sempre tive esperanças de escrever sobre. Eu sou uma grande fã do seriado Buffy; eu tentei com que Joss Whedon me contratasse no inicio, nisso ou em Angel, mas não aconteceu. Portanto eu era fã do gênero. Eu não havia pensado no assunto de forma seria, mas uma vez que foi apresentado a mim, eu disse sim, absolutamente. Mas certamente eu nunca antecipei esse tipo de boa sorte.

Fonte

0 comentários:

Postar um comentário